HQ erótica de Tezuka que mistura sci-fi com a história de Cleópatra é relançada no Japão



A fama de Osamu Tezuka no Ocidente foi fomentada, principalmente, pelas suas obras mais infantis como Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba - O Leão Branco, entre outros. Mas o "deus dos mangás" era eclético e propôs, desenhou e roteirizou mangás para variados públicos, inclusive os mais maduros. Cleopatra, uma comédia erótica de ficção científica e histórica relançada no Japão pela editora Fukkan, é uma dessas criações direcionadas para adultos. 

O enredo conta a história de três humanos do futuro que viajam no tempo até a época em que Cleópatra viveu, para evitar a concretização de um plano alienígena que pretende usar a rainha do Egito para dominar a Terra.

Segundo o site Comic Natalie, a edição da Fukkan terá reprodução fiel das páginas do original (tamanho B5) com o acréscimo de pin-ups e imagens coloridas. Além disso, terá um artigo escrito por Tezuka e pelo co-autor do mangá, Hisashi Sakaguchi, e a transcrição da entrevista com Takayuki Matsutani, presidente da Tezuka Production. O site da editora informa que será uma reimpressão limitada (40 peças).

Em 1970, Tezuka dirigiu e lançou a animação Cleopatra, cujo enredo transitou entre ficção científica, comédia, ficção histórica e erotismo. Este último gênero certamente foi o principal ingrediente para "escandalizar" o público. Houve fracasso comercial, não se sabe se foi pelo conteúdo que feriu a moral e bons costumes japoneses ou se foi pela qualidade do trabalho em si. Mas Tezuka não parou por aí e resolveu adaptar este anime para uma obra em quadrinhos que foi lançado na edição de outubro/1970 da revista de mangá COM, publicação editada por ele próprio.


Diferentemente da maioria das suas obras, Osamu Tezuka foi um "Stan Lee" na concepção do mangá de Cleopatra. Ele foi o autor da proposta e depois supervisionou a produção da HQ, cujo roteiro e desenho foram feitos pelas mãos de Sakaguchi. 

Olhando para capas e pôsteres do anime/mangá de Cleopatra, a impressão que se passa é de que se trata de uma obra histórica. Mas na verdade há mais ficção científica, pois as engrenagens do enredo são movimentadas por uma "conspiração alien" que pretende conquistar o mundo através da mais famosa rainha do Egito. Pelo menos no anime, o cenário inicial da trama lembra obras do subgênero ópera espacial, como Star Trek.

The Cleopatra: Complete Edition
Fukkan
240 páginas
R$ 197,15 (5940 ienes)
Compre aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica musical: Now and Then, a última canção dos Beatles

Quem é Nagabe?

Preview: O que esperar da adaptação em anime do romance Japan Sinks?