Preview: O que esperar da adaptação em anime do romance Japan Sinks?

A Netflix anunciou: em 2020, irá adaptar o romance de ficção científica 'Japan Sinks' (1973), escrito por Sakyo Komatsu (1931-2011), em original net animation (ONA) de 10 episódios. O enredo do livro gira em torno de uma família que tenta sobreviver num Japão afligido por desastres naturais e ameaçado de submersão. 

Japan sinks novel.jpg

É um romance de ficção científica hard. Komatsu faz descrições detalhistas de terremotos e erupções vulcânicas, demonstrando ter conhecimentos técnicos em geofísica e entendimento acerca do contexto geológico do Japão. Foi best-seller na Terra do Sol Nascente no ano em que foi lançado. 

Pelo título anunciado (Japan Sinks 2020) nota-se que o story line do anime faz uma mudança temporal: o enredo original se passa nos anos 1970; a adaptação colocará a trama em 2020, logo após as Olimpíadas de Tokyo.

 

Na opinião deste autor, as probabilidades de ser um ONA de qualidade são altas. A começar com a própria trama do romance, que pode ser comparada com outra obra de qualidade que também aborda a possibilidade do Japão submergir completamente: Inter Ice Age 4, de Kobo Abe (1924-1993).

Segundo o estudioso de ficção científica Thomas Schnellbacher, o livro de Abe é o primeiro romance de ficção científica do Japão e tem um teor mais soft, além de entrelaçar diferentes elementos para a composição da trama: Guerra Fria, aquecimento global e manipulação genética. Diferentemente da obra de Abe, Komatsu aborda a submersão do país do ponto de vista geofísico: os responsáveis seriam terremotos e tsunamis. 

Abe coloca o derretimento das geleiras como a principal causa. O mérito dele foi abordar o tema do aquecimento global já nos anos 1950 (ele publicou o romance em formato serial entre 1958-1959 na revista de política Sekai). 

A obra de Komatsu é mais realista e mais preocupada com precisão científica.

O outro argumento para apostar numa boa adaptação é a pessoa escalada para ser diretor: Masaaki Yuasa. Ele dirigiu para a Netflix o bem-sucedido ONA Devilman Crybaby (2018). Outras realizações também têm sido bem recebidas tanto pelo público quanto pela crítica: Lu Over the Wall (2017) e Ride Your Wave (2019). 

No mesmo ano em que foi publicado, Japan Sinks foi adaptado para filme (live-action). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica musical: Now and Then, a última canção dos Beatles

Quem é Nagabe?