Quem é Nagabe?

L Enfant et le Maudit Nagabe
Nagabe segurando uma edição de sua obra
 "The girl from the other side" ("A Menina do Outro Lado") [Fonte: Bodoi]


Se informações biográficas, como o ano de nascimento, não fossem reveladas, talvez ninguém iria sugerir que Nagabe, o autor de "A Menina do Outro Lado" (DarkSide Books, 176 páginas), tem apenas 24 anos de idade. Os roteiros e a arte dele demonstram tanta maturidade que parecem obras de mangakás veteranos.

Mas por muito pouco nunca iríamos ler/apreciar a sua produção em mangá. Nagabe não tinha pretensão em se tornar mangaká - o interesse principal era se tornar ilustrador ou designer. Durante quase toda parte da vida, a chama da paixão pelos painéis preto e branco das histórias em quadrinhos japonesas não havia nascido nele. No entanto, quando estava no segundo ano da faculdade, a editora Akane Shinsha - especializada em HQs para adultos - ficou fascinada com os desenhos que ele postava no Twitter e no Pixiv e lhe ofereceu uma oportunidade para se tornar um mangaká. Proposta que ele aceitou. E para criar mangás ele começou a lê-los.


Resultado de imagem para Buchou wa onee
Página 228 do mangá "Mr. F. Vicent is..." [fonte: Contemporany Japanese Literature]

Então surgiu, em 2015, a primeira obra em mangá de Nagabe: "Mr. F. Vincent is..." (Buchou wa onee) -  comédia yaoi de 22 capítulos reunidos num único volume de 237 páginas. O enredo tem animais antropomórficos como personagens e centra em Vincent Falnail, protagonista que tem uma vida dupla e secreta: durante o dia ele é um respeitado chefe de seção de uma corporação japonesa; à noite ele torna-se ela, Fal-chan, a anfitriã de um bar. É uma obra que aborda questões relacionadas ao conflito de identidade.

Nagabe poderia ter parado nessa única HQ, mas o perfeccionismo não permitiu. Depois de ter visto apenas "imperfeições" na obra, decidiu que queria contribuir mais para o mundo do mangá. 

Em "Mr. F. Vincent is..." já é visível um padrão que se repetiria em outras obras: a preferência por personagens animais e monstruosos. "Nunca gostei muito de desenhar humanos. Eu acho todos eles idênticos, e além disso já é visto e revisto... todo mundo faz isso", disse ele, em entrevista ao site francês Bodoi.


Imagem relacionada
Nivawa to Saito [fonte: Ramen Para Dos]

Todavia, em mangás posteriores, Nagabe colocaria pelo menos um humano como um dos dois protagonistas - o outro é um monstro. O relacionamento humano/monstro passou a fundamentar os enredos de suas obras. 

É o caso da série em HQ "Nivawa to Saito" - combinação de fantasia, slice of life e comédia composta de 17 capítulos, divididos em 3 volumes. Saito, um homem antissocial de 30 anos, tem a sua vida monótona posta de cabeça para baixo por Nivawa, uma criatura "criança" oriunda de uma tribo chamada "Afica", cuja mãe o enviou para conviver com humanos e aprender seus costumes. 

Também é o caso do aclamado "A Menina do Outro Lado", mangá em andamento no Japão, que começará a ser publicado esse ano no Brasil pela DarkSide Books. No meio do conflito entre dois deuses que separou dois países, há a relação afetuosa da menina Sheeva com o seu tutor, um monstruoso ser conhecido como "Professor". Além do país de origem, esta obra é publicada em países como EUA e França.


Resultado de imagem para the girl from the other side
A Menina do Outro Lado [fonte: ComicsVerse]

Segundo Nagabe, a ideia para explorar essas interações de "interespécies" vem de uma obsessão que ele tem há anos: "quando não temos a mesma aparência física ou a mesma linguagem que a pessoa de quem gostamos, como expressamos ternura?", questionou ele, entrevista ao Bodoi.

Ele buscou influência para materializar essas ideias numa combinação entre roteiro e arte. Suas ilustrações lembram os desenhos que compõem a obra "The Moomins", da ilustradora e escritora sueca Tove Jansson. Nagabe admite ter a autora como uma de suas influências artísticas. As outras são: o pintor Alfons Mucha; o escritor e artista americano Edward Gorey; e o ilustrador, também americano, Norman Rockwell. Ele também foi influenciado por mangakás como: Osamu Tezuka, conhecido como "deus dos mangás"; Inio Asano, autor de Solanin; e Kamome Shirahama, autora do mahou shoujo "Witch Hat Atelier" e ilustradora de capas para a DC Comics.


Imagem relacionada
A Menina do Outro Lado [fonte: Waterstones]

Ele é um mangaká que trabalha à moda antiga. Utiliza "material básico" e usa "pouco" dos recursos digitais. Também não aderiu totalmente à divisão técnica do trabalho das grandes editoras. É um "artesão", não tem assistentes.

Roni Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica musical: Now and Then, a última canção dos Beatles

Preview: O que esperar da adaptação em anime do romance Japan Sinks?